Sobre

 

 

O Vocacional Memória está sendo desenvolvido por um grupo de trabalho de artistas orientadores do Programa Vocacional que se reuniu no começo da edição de 2014. O núcleo passou a se reunir desde então interessado em investigar a memória do Programa como estratégia para fortalecê-lo no presente, como possível resistência frente a sua precarização.

A partir de ensaios críticos, entrevistas e debates, nosso desejo é reavivar o contexto histórico da criação do Programa, assim como lançar luz às suas premissas políticas, artísticas e pedagógicas que culminaram em sua estruturação assim como em seus desdobramentos (ampliação, alterações estruturais e seu momento presente).

Algumas das possibilidades e objetivos abertos por este trabalho, ainda em processo, podem ser enumeradas da seguinte forma:

. a compreensão do Programa em sua configuração sociopolítica atual a partir das aproximações, distanciamentos e transformações em relação à sua implantação na cidade desde 2001;

. o trabalho de perspectivar a memória do Programa como estratégia para seu fortalecimento político dentro da Secretaria Municipal de Cultura;

. a aproximação entre diferentes linguagens e artistas orientadores através de um debate sobre o arcabouço conceitual do Programa.

. a revitalização de redes entre artistas vocacionados e grupos de vocacionados ou ex-vocacionados na cidade de São Paulo;

. poder dialogar sobre o Programa dentro de uma perspectiva histórica e conceitual com os futuros novos artistas orientadores e artistas vocacionados;

.e tornar o Programa mais próximo de algumas comunidades (equipamentos, coordenadores de equipamento, etc.) que ainda não têm conhecimento sobre nossa atuação na cidade de São Paulo.

Aqui, memória nada tem a ver com uma perspectiva nostálgica que mira os “velhos bons tempos” para desmerecer as atuais circunstâncias. Muito pelo contrário, memória pensada como uma mirada seca para trás, num momento em que éramos distintos e, por essa lembrança, indagar “como nos pudemos nos tornar o que vimos sendo”.

É importante lembrar que o trabalho está em processo e aberto a contribuições e propostas. Nosso e-mail é  vocacionalmemoria@gmail.com .

 

O GT Vocacional Memória é composto pelos artistas orientadores Andrea Tedesco, Livia Piccolo, Luiz Pimentel, Márcio Castro, Maria Emília Faganello, Marina Corazza, Miguel Prata, Priscila Carbone e Priscila Gontijo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s